segunda-feira, janeiro 29, 2007
posted by Mar da Lua at segunda-feira, janeiro 29, 2007

Fiquei fascinada com esta pérola do aquecimento e do design.

Ontem, jantando em casa de umas amigas, travei-me de amores com o novo HotSpot da Galp. Estes tipos são fabulosos...primeiro foram as "meninas da bilha", agora lançam estes novos aquecedores a gás inteiramente desenvolvidos em Portugal e de tecnologia inovadora em termos de segurança...Valha-me Deus! Fiquei Fã!!!

 
posted by Mar da Lua at segunda-feira, janeiro 29, 2007


Neve em Lisboa em 1954, em 2006 e em 2007

Parece que o clima está de facto a mudar, aliás hoje reune-se em Paris a comunidade ciêntifica especialista em questões da matéria para avaliar a situação. Quando se fala em larga escala do fenómeno do aquecimento global, nós aqui - nesta lasquinha ocidental europeia - vamos experimentando as delícias da neve. Sim, já que faz frio, ao menos que neve. Sempre se aproveita para tirar algum proveito do griso !
 
sexta-feira, janeiro 26, 2007
posted by Mar da Lua at sexta-feira, janeiro 26, 2007

Hoje os meus pinguins vão jantar conosco lá a casa. São a coisa mais linda do mundo!
Estas meia-leca de gente fazem as minhas delicias e se, como é o caso, trazem com eles a mãe (mana de alma e coração que o sangue não quis unir), são a outra parte inteira de um Eu que sei completo. Cuca...Vira-Mundos, a Tia C. fez a vossa papa favorita: Frango Guisado com Esparguete. Schleppppp!
 
posted by Mar da Lua at sexta-feira, janeiro 26, 2007


- Bom dia!
- Bom dia. Bom dia quer dizer...com o frio que está é tudo menos um bom dia!
- Está frio sim, mas o dia está lindo.
- Lindo! Sim o sol está no céu, mas aquelas nuvéns negras...hum...não sei não!Acho que ainda chove. Não as vê a aproximarem-se?
- Núvens? Estão nuvens no céu...veja lá nem tinha reparado, mas acho que se vão a afastar.
- A afastar!!! Era boa. Hoje vai cair uma tempestade.
- Ai sim?! Pois olhe, para mim o dia está lindo, o sol está pendurado no cimo do céu, as núvens estão a partir para outras paragens e o frio não me incomoda, tenho a alma aquecida.
- A alma? não leve o gorro que logo vê a alma aquecida, mas...
- Tenho que ir. Adeusinho!

Ele há gente muito negativa. Este amargosinho de boca tão lusitano sempre me fez impressão. Não acho normal que pergunte a alguém como tem passado e me respondam "mais ou menos" ou "menos mal". Apre que coisa!!! Bem! é assim que tem que se responder, mais ou menos? mais, ou menos? menos mal? menos mal que quê? credo!!! Chuva? núvens? frio? oh valha-me Deus! Que o sol impere nas vossas cabeças e aproveite para vos aquecer o sangue e iluminar os espíritos e, já agora, sempre que vos questionarem sobre um copo e o seu estado...respondam invariavelmente...CHEIO!
 
posted by Mar da Lua at sexta-feira, janeiro 26, 2007


O Primeirissimo episódio da 4ªtemporada do The L Word, devidamente traduzido e legendado para Português, já cá mora e durante a próxima semana chegarão mais três.
Ontem o serão foi dedicado a rever o 13º episódio da 3ª série e o anunciado, esperado e quase messianico 1º episódio da nova temporada.
Jennifer Beals - vulgo a "nossa Bette"- no lugar de sempre (o de destaque) e Karina Lombard (a saudosissíma Marina Ferrer) estiveram como sempre, aliás, ao seu melhor nível
 
quinta-feira, janeiro 25, 2007
posted by Mar da Lua at quinta-feira, janeiro 25, 2007

Encontrei este post no Blog da Indigo des Ortigues e não resisti a publicá-lo.

«O acto sexual é para ter filhos» - disse na Assembleia da República, no dia 3 de Abril de 1982, o então deputado do CDS João Morgado num debate sobre a legalização do aborto.

A resposta de Natália Correia, em poema - publicado depois pelo Diário de Lisboa em 5 de Abril desse ano - fez rir todas as bancadas parlamentares, sem excepção, tendo os trabalhos parlamentares sido interrompidos por is(t)so:

"Já que o coito - diz Morgado -tem como fim cristalino,
preciso e imaculado fazer menina ou menino;
e cada vez que o varão
sexual petisco manduca,temos na procriação
prova de que houve truca-truca.
Sendo pai só de um rebento,lógica é a conclusão
de que o viril instrumentosó usou - parca ração! -uma vez.
E se a função faz o órgão - diz o ditado -
consumada essa excepção, ficou capado o Morgado. "

( Natália Correia - 3 de Abril de 1982 )

Ora este episódio aconteceu em 1982, exactamente 25 anos depois, fará sentido que a discussão persista? Um quarto de século depois, após a viragem de duas décadas, de um século e até um milénio, continuarão os portugueses tão tacanhamente circunscritos que tomem ainda como necessária a discussão de um direito juridico, cívico e humano?! Que fique o recado do NÃO à hipócrisia social, ao monopólio privados dos açougues, ao cinismo eclesiástico e à desresponsabilização social. Que passe o recado do SIM ao direito pleno e assitido da liberdade, da justiça e do fim do medo (para tal já basta o trauma).

 
quarta-feira, janeiro 24, 2007
posted by Mar da Lua at quarta-feira, janeiro 24, 2007

Hoje a minha "imaginação" favorita vai lá jantar a casa. Da ementa constam de costoletinhas de borrego e açorda de espargos acompanhados devidamente com um tinto á nossa medida, parece-te bem G.?
 
terça-feira, janeiro 23, 2007
posted by Mar da Lua at terça-feira, janeiro 23, 2007

Parece que hoje é dia dos meus amigos estarem tristes!
Meu querido Manel...a vida é feita - como se tu não o soubesses tão bem ou melhor do que eu - de compassos de espera. Este é um dos teus. Uma pausa para reflectir, para perceber a falta que nos faz o Amor amado de quem nos mora no peito, para encontrar novos caminhos de gerir as dificuldades e os medos que nos gritam de dentro. Mas, e antes de mais, não é um Adeus - esse sim definitivo e sofrido - é um nostálgico "Até Já!", nostálgico porque dolorido, porque pesado, porque apertado e angustiado pela ausência da presença que temos certa, mas "Até Já" porque de uma pausa se trata.

Para ti Manel, um Beijo Imenso e o Nosso Abraço.
Para ti C. um Abraço com a força da certeza que tenho do teu "regresso a Casa".
 
posted by Mar da Lua at terça-feira, janeiro 23, 2007

É difícil deixarmos quem queremos bem pelo caminho, mais dificil ainda é tomar a decisão de os deixar - e mais - de os ajudar a partir. Tenho uma amiga que está triste hoje, teve que tomar uma decisão dura, mas estou orgulhosa dela...deixou que o bem estar do seu grande amigo de há 9 anos para cá - o Rudy - se sobrepusesse ao seu próprio egoismo de privar com ele mais algum tempo. O Rudy já não sofre...a minha amiga sim.
Para ti meu Arcanjo de todas as horas...um Beijo imenso e o meu colo inteiro.
 
segunda-feira, janeiro 22, 2007
posted by Mar da Lua at segunda-feira, janeiro 22, 2007

Bem hajas Amor!
 
posted by Mar da Lua at segunda-feira, janeiro 22, 2007

As minhas mais humildes desculpas a todos quantos por aqui passam e não encontraram novidades, mas a última semana foi tipo Magnum ... nossa, só nossa e nossa até ao fim! A verdade é que embarcámos rumo a uma das cidades mais românticas do Mundo. Praga, ou Praha - como quiserem - é uma capital europeia plena de vida e cor, envolta na aura misteriosa do misticismo bohémio que nos faz perdermo-nos em cada rua de edificios majestosos e coloridos, em cada beco que nos surpreende com mais um acolhedor bar de madeira e fogo numa qualquer adega do séc. XVI, em cada cúpula de ouro e verde que dos telhados bicudos se ergue para dar lugar a uma esplanada inesperada acima do nível do ar que respiramos. Praga é a cidade mãe de todas as belezas, das coincidências numéricas, dos codexs, das lendas, do fantástico e assombrado, na névoa rosada sob as pontes que sabemos serem calcorreadas por tantos desde o séc.XIV, do néctar da cevada - esse que tão bem nos sabe enquanto descançamos das caminhadas e do frio lá de fora -, do homem do realejo sob a Karlov Most (Ponte D.Carlos cuja primeira pedra foi colocada em 1357 a 9/7 às 5:31h a conselho astrológico da numeração impar), de Kafka e Kundera, de Alfons Mucha e Carlos Magno, do relógio astrológico único no mundo, da viela dourada que desce de mãos dadas com a muralha do castelo até ao rio, dos sons do jazz que adoptou e do cheiro do pato e do joelho de porco assado que se mescla com os incensos e com as cores das lojas trendy e fashion de uma cidade mulher em que o antigo e o moderno são meros anacronismos e em que a realidade e a névoa dos sonhos se confundem neste amor que trazemos no peito.

Amei viajar contigo. Amei perder-me no tempo. Amei encontrar-te em cada canto e perder-me contigo em cada esquina.Amei-te em Praga... Amo-te por cá.

 
quinta-feira, janeiro 11, 2007
posted by Mar da Lua at quinta-feira, janeiro 11, 2007

Amiga...amanhã vais ver tudo muito mais claro...e não é por te acalmares
É por já não seres MIOPE.
Boa Sorte e Boas Vistas...eu vou a seguir.
 
quarta-feira, janeiro 10, 2007
posted by Mar da Lua at quarta-feira, janeiro 10, 2007

Grito_________________Calado
 
segunda-feira, janeiro 08, 2007
posted by Mar da Lua at segunda-feira, janeiro 08, 2007

Tenho saudades do que ainda não vivi contigo.
Tenho certeza do que nos ribomba no peito.
Tenho sede de ti e fome de nós.
Tenho vontade de te deitar no meu ombro e de levar-nos numa viagem nova todos os dias, de passar por cá e por lá, de correr a planicie do alentejo - a mesma onde já dançámos ao som da luz das estrelas - de subir a serra no interior algarvio, dos dias medievais no castelo de Castro Marim, do falar das gentes e das histórias que ainda não ouvimos, de nos cruzarmos com as rugas nos olhos de um ou outro sábio dos tantos que há por ai, de passear contigo junto ao mar que de cor nos conhece, de adomecer agarrada a ti na areia para acordar com ruidos de água nascente num ponto qualquer do Gerês, de apanhar contigo o primeiro avião que parta para qualquer destino que seja, de fazer as malas, de nos levarmos conosco.
Tenho vontade que hoje seja Sempre e que Sempre seja amanhã quando acordarmos.
Amo-te sim, mais do que pensei que sabia, mais do sei saber...amo-te.
 
posted by Mar da Lua at segunda-feira, janeiro 08, 2007

Você é uma verdadeira caixinha de surpresas. A sua cara-metade nunca sabe muito bem o que esperar de si – com tudo de bom e de mau que isso tem. A sua relação não tem rotina.

 
posted by Mar da Lua at segunda-feira, janeiro 08, 2007

É só esperar que a sorte esteja deste lado!
 
sexta-feira, janeiro 05, 2007
posted by Mar da Lua at sexta-feira, janeiro 05, 2007

Da mesma equipa que escreveu, produziu e realizou obras como Amores Perros ou 21 Grams, nasce Babel, um trabalho marcante do realizador Alejandro Gonzalez Iñarritu que consegue - fazendo juz ao nome do filme e à referência Biblica que lhe está subjacente - a coexistência pacífica de quatro linguas faladas durante (com a harmonização magistral da banda sonora de Gustavo Santaollala) a pelicula e que interliga 3 continentes em torno de um acontecimento único e aparentemente de somenos importância...um disparo de espingarda algures no deserto marroquino.
A consistência do arguento, os desempenhos dos actores (com especial incidência para os nativos berberes com necessidade de tradução), a fotografia e capacidade de mesclar e fundir realidades tão distintas e intemporais como a mortalidade infantil, as crises conjugais, o suicidio, a amizade, a solidariedade, generosidade, egoismo, medo, o terrorismo, a irresponsabilidade, a imigração ilegal e o alcool, fazem de Babel um filme obrigatório.
 
quinta-feira, janeiro 04, 2007
posted by Mar da Lua at quinta-feira, janeiro 04, 2007

Sem palavras porque delas não há necessidade e porque não
sei molda-las de forma tão plena como este beijo me merece...
 
posted by Mar da Lua at quinta-feira, janeiro 04, 2007

Minha Grande (pequena) Amiga de há anos. Quando entras qualquer casa ganha cor, se faz vida e se enche de luz. Foi no teu abraço que tantas vezes me perdi , nos teus olhos que busquei muitas respostas a perguntas das quais eu própria não suspeitava, foram as tuas mãos que me secaram tantas vezes o mar dos olhos. Na tua gargalhada aberta encontrei o tom certo para a música que nos sai do peito, nos teus passos de dança o conforto de te sentir por perto, em ti fui mais eu em tantos dias.

Pequena grande Zi...tu és parte de mim.
Um Abraço querida Amiga.
 
posted by Mar da Lua at quinta-feira, janeiro 04, 2007

Eu Sei que estás Sempre. De postura recta, de ar grave e sério mas se te rebenta uma gargalhada, iluminam-se-te os olhitos por detrás dos óculos e enches-te de tudo o que à tua volta gira. De cabelinho curto e espetado és o produto estrangeiro que mais consumo, a amiga de todas as horas, o ombro presente, o corpo que é certo, a palavra justa na justa medida das coisas.
Eu Sei. E sabes de facto. Sabes - há muito - Estar e Ser como poucos, sabes pegar-me na mão e levar-me contigo vida fora, sabes saber quando é tempo do contrário, sabes travar-me, refrear-me nas paixões (nas boas e nas más) como sabes picar-me quando me tolho nos meus próprios sentidos e sentires.
Eu Sei. E Tu também Sabes.
Amo-te Amiga!
 
posted by Mar da Lua at quinta-feira, janeiro 04, 2007

5ªFeira:_ Jantar qualquer coisa num raio de um shopping (ainda não te tinha dito?)
_______ Cinema com Eu Sei e Poisson
6ªFeira: Trabalhar (eu sei que custa amor...mas tem que ser!)
_______ Ir buscar o G.
Sábado: _Almoço com os Tios (Eu)
_______ McDonnalds e Cinema com G. (Tu)
_______ Entregar G.
_______ Encontramos-nos em Casa
_______Arrumar o resto da casa ( finalmente ?)
_______Jantar com C.Sol e Zizi (ainda não sabes mas já está marcado)
Domingo: Acordar cedo (Vá lá!!!)
_______Ir à lenha (Ou não há lareira durante a semana)
_______Almoço no Meco (levas-me? é por causa das pinhas!!! Só isso Juro)
_______Apanhar pinhas (é tal e qual como a Lenha)
_______Caipirinha no B. Peixe (Eu nem aprecio, mas já que lá estamos...)
_______N.M.M.J.E.C. (pergunta-me que eu explico, lol)
 
quarta-feira, janeiro 03, 2007
posted by Mar da Lua at quarta-feira, janeiro 03, 2007

 
posted by Mar da Lua at quarta-feira, janeiro 03, 2007

E nunca um ano demorou tão pouco tempo a passar. Devo ter encontrado um amuleto especial que me empurrou do escuro, qual Pato Gastão, e me conduziu ao pote de ouro no fim do Arco-Iris.
É sempre tempo, na recta final de uma qualquer etapa, de avaliar o que de bom e menos bom(porque mau é uma palavra que gosto cada vez menos) aconteceu, quem esteve lá sempre presente, quem deixou de estar, as voltas que a vida deu e as que escolhi dar com ela.
A verdade é que senti o ano que passou - estranhamente senti-o desde os primeiros minutos de 2006 quando ainda era gata borralheira - como O ano das grandes mudanças. Afirmei-o a quem me ouviu e a quem me quis ouvir enquanto erguia a taça e deglutia as tradicionais passas; "este é um ano de mudança, I feel it in my bonnes and it's not rheumatic!"
Foi - de facto e sem sombra de dúvidas - o ano em que a Gata Borralheira teve direito a ser Cinderela, o período em que os Espiritos de Luz invadiram o meu templo, em que os Guerreiros Brancos avançaram no campo sob as trevas a que decidi votar-me durante anos. Foi o ano em que tive o previlégio de me cruzar (deveras) com seres humanos de excepção, com Pessoas dignas, desinteressadas que tão simplesmente AMAM sem quererem nada de volta a não ser o mesmo amor na reciproca medida, foi o ano em que tive a incomensurável sorte de me cruzar com Alguém - uma pessoa em especial - que me deu a mão no salto do bréu para a bruma e da bruma para a luz; alguém que me tem ensinado que também é bom que tomem conta de nós, que me tem sabido dar um brilho novo aos olhos, um tom diferente ao riso, alguém que sabe - talvez melhor que ninguém - encontrar-me em cada curva de mim, que me devolveu um Eu que julgava perdido, que - qual salteadora ou pirata - saqueou o que restava de mim e me trouxe de volta ao que sempre soube ser.
A ti - meu grande Amor -, a ti devo o som das gargalhadas de verão, do amor feito na areia, do crepitar de nós nos dias frios da lareira, a ti devo o sorriso que me brilha nos lábios e as ondas que me bailam nos olhos. A Deus devo o previlégio imenso de nos ter premitido o encontro. A Nós devo a responsabilidade maior de nos ser fiel, de nos ser sempre verdadeira, de nunca nos defraudar, de ser NÓS em mim. Aos Amigos de Sempre devo a lealdade da presença tantas vezes calada num respeito cego e contrariado que se transformaria numa ode ao Eu que conheceram outrora e que hoje veem despontar de novo.
Que 2007 te traga sempre na minha direcção e a ambas na direcção do NÓS que tivemos a capacidade de saber criar.
Bem hajas meu Amor.