segunda-feira, dezembro 18, 2006
posted by Mar da Lua at segunda-feira, dezembro 18, 2006

Ciume ou Posse? Esta dualidade deu origem a muita conversa de festa este fim de semana, sim porque festa foi o que não faltou, só no sábado foram três e a idade já não é o que era, mas enfim...vou tentar não me perder deste raciocinio que ora intento transpor para palavras de forma tão lúcida quanto possível.
Posse é o sentimento de Magnum "É meu, comprei eu e é meu até ao fim" e Ciúme é mais tipo Felini "se te apanho com outra mato-te!"??? Pois não sei, não tenho ideia. Eu que sempre reconheci ser ciumenta não me revejo, confesso, em nenhum destes "géneros" cinéfilos ou publicitários, mas a verdade é que sou - tantas vezes - mesquinha nos sentires e a isso também (ou não ?) se chama Ciúme.
Eu sou daqueles pessoas simplistas (que não simplória, leia-se) na forma de Amar. Amo e pronto, já está. É assim! Não invento, não espero que quem vive comigo se lembre das formas mais mirabolantes de me provar o seu amor, não fico louca de ciúmes se o telefone toca e ela fala baixinho e com voz de mimo com alguém que lhe é especial, não me esgalfinho se vai tomar café com amigas e nem arrepelo os cabelos se janta com a ex-namorada, mas atenção...eu SOU (mas sou mesmo) ciumenta e, apesar de não levar ao extremo as minhas atitudes de fémea injuriada no seu amor próprio, sei que quando uma espécie de mão invisivel (e não falo das teorias económicas intrevencionistas do Adam Smith) me aperta a garganta e o peito eu me encolho e que é então que todas as minhas inseguranças apanham o elevador e carregam no botão que diz "peito", o invadem, se instalam e resolvem lá morar por algum tempo, mordendo-me por dentro, picando-me as palavras que insisto em calar, atormentando-me a alma até ao dia em que acordo e elas - sem que saiba porquê - já não moram mais nesse "andar" e se mudaram para um piso em que - até nova ordem - não voltam a incomodar.
Assim querida Xana e em resposta à conversa havida, não te consigo responder à questão sobre ciúme e posse, não pelo menos como dela falámos, mas posso dizer-te que - na serenidade deste Amor de Espuma que trago no peito - não arrisco a invasão dos anões da discórdia, da dúvida e da desconfiança. Sou, Confio e Creio com mais ou menos dor, mas mais que tudo, SEI que as minhas inseguranças não trazem verdade com elas.
 
5 Comments:


At dezembro 18, 2006, Blogger M5Sol

Os ciúmes revolvem-nos a alma e podem ser altamente prejudidiais.
Ciúmes sim mas qb.

 

At dezembro 18, 2006, Anonymous Anónimo

Mão invisível foi um termo introduzido por Adam Smith em "A Riqueza das nações" para descrever como numa economia de mercado, apesar da inexistência de uma entidade coordenadora do interesse comunal, a interação dos indivíduos parece resultar numa determinada ordem, como se houvesse uma "mão invisível" que os orientasse.

Adam Smith viu na formação de monopólios, ou seja, a concentração de poder do mercado nas mãos de poucos produtores (no extremo apenas um) apoiados por um Estado intervencionista, como um dos perigos ao funcionamento da economia de mercado.

Este conceito, traduzido para o "universo" dos sentimentos e do Amor, revela que Ciúme e Posse podem colocar em perigo o Amor que une dois seres. É a interacção dos individuos em liberdade que revela os verdadeiros sentimentos e conduz ao equilibrio de emoções.

Poisson

 

At dezembro 18, 2006, Blogger Mar da Lua

Poisson: Tu vens pouco, mas quando vens tens o condão de embelezar os nossos dias com a tua presença!

 

At dezembro 19, 2006, Blogger M5Sol

Que bela explicação que a poisson utilizou para este assunto.
Gostei, volta mais vezes.

 

At novembro 20, 2009, Anonymous Anónimo

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu