Pois é, a nova legislação sobre fumo nos espaços públicos já entrou em vigor e - ao que parece - a lei pune com mão pesada os prevaricadores.
Embora seja fumadora confesso que não me choca a adopção de medidas pró-saúde pública e, assim sendo, admito que não contesto o facto de ser estrictamente proíbido fumar em locais públicos , locais de trabalho, restaurantes, cafés ou superficies comerciais e acho mesmo que todos saimos a ganhar com isso.
No entanto, ou não tivesse eu um bichinho contestatário dentro de mim, acho incrivel a impossibilidade de optar, ou seja a não opção viável.
Muito se falou sobre a possibilidade dos estabelecimentos poderem optar, no entanto, é só isso mesmo...conversa para boi dormir uma vez que a legislação não é clara sobre os extractores de fumos omulgados e - como é óbvio - os proprietários não podem e nem devem fazer investimentos logrados baseados numa inconsistência das autoridades. Assim meus senhores, aquilo em que se cai é numa clara violação de direitos daqueles que fumam, já que em prol de uma lei maior, se cai numa inequivoca situação de descriminação.
Eu - que sempre ouvi dizer que a lei é como o sol e que quando nasce é para todos - começo a acreditar que se avizinham dias de chuva...