segunda-feira, fevereiro 05, 2007
posted by Mar da Lua at segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Não quero e não posso deixar de escrever sobre "Blood Diamond", o filme de Edward Zwick que nos atira para um cenário de plena Guerra Civil na Serra Leoa em 1990 e para a trama de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um mercenário sedento de riqueza que sobrevive por meio das pedras extraídas das minas que, com a força do poderio internacional e militar, consegue levar para fora do país para os seus grandes consumidores, a Europa e os USA que, não só não se preocupam com a origem duvidosa das pedras como as misturam com outras de proveniência legal para as "branquear".
A história deste mercenário cruza-se com a de um pescador, Solomon Vandy (Djimon Hounsou), que depois de capturado pelas forças rebeldes e forçado a trabalhar nas minas, encontra um enorme diamante rosado e raro que consegue esconder. Durante um ataque militar Vandy consegue fugir mas a sua familia é perseguida e os rebeldes conseguem mesmo capturar o seu filho Mia que, pela força do medo e da pressão, acaba por integrar o exército de meninos ao mando das tropas rebeldes.
Os objectivos materiais e humanos entram em conflito. Archer apenas pressegue a pedra cujo esconderismo apenas Vandy conhece e este, por seu turno apenas dejesa localizar a failia e resgatar o filhos às tropas que o têm cativo. Nesta luta de titãs é determinante o papel de Maddy Bowen (Jennifer Connelly), uma jornalista americana cheia de ideais que anseia poder fazer mais do que escrever e, com a sua ajuda Vandy e Archer iniciam juntos esta caminhada pelos propósitos individuais de cada um.
O pérfido e ganâncioso Archer acaba por, no final do filme e já em posse do seu tão desejado diamante de sangue, dar um lugar a um caracter integro, a um homem pleno de humanidade que opta pelo seu próprio sacrificio em deterimento da vida de Solomon, de Mia e do orgulho de Mandy por quem - obvia e necessariamente - se apaixona.
Com fotografia magistral do português Eduardo Serra, "Blood Diamond" é uma obra violenta, capaz de mexer com as emoções de quem se dispõe a vê-lo, um filme que nos repugna, revolta, comove, que nos faz sorrir e que nos faz acreditar que ainda vai sendo possível mudar o mundo. Este "Blood Diamond" está já nomeado para 5 oscares da Academia nomeadamente para DiCaprio e Djimon Hounsou como melhor actor e melhor actor secundário.

Etiquetas: , ,

 
3 Comments:


At fevereiro 05, 2007, Blogger M5Sol

Acredito que seja um belíssimo filme mas, actualmente não tenho predisposição para filmes violentos.

 

At fevereiro 05, 2007, Blogger Mar da Lua

m5sol:É um filme muito violento sim, tanto em termos reais como emocionais, espelha - sem sombra de dúvida - a arbitrariedade do mal, os caminhos da ganancia e a sede de um poder caótico e anarquista de um país negro que - a dada altura e sem fazer juizos sobre colonização e processos de descolonização - foi "abandonado" sem que se criassem as condições necessárias ao seu desenvolvimento ordenado e saudável.

 

At fevereiro 06, 2007, Anonymous PINGUIM

Ola ... daqui Pinguim mai lindo ...

"Em busca da felicidade " com will smith ... a nao perder ... levem lenços de papel !
M5sol ... este é mais piegas e menos violento ... beijo