quinta-feira, maio 10, 2007
posted by Mar da Lua at quinta-feira, maio 10, 2007

A Câmara caiu ontem à meia noite - a mítica hora da cinderela - não porque os vereadores se tenham transformado em abóboras (resta saber se não são como a pescada que antes de ser já o era), mas por uma rotunda e inequivoca falta de quorum. A partir de hoje a Câmara de Lisboa será gerida por uma comissão provisória constituída pelos autarcas que não renunciaram, neste caso Carmona Rodrigues, Pedro Feist, Remédio Pires e Fernando Santana, até que o Governo designe uma comissão administrativa. Esta nomeação está a cargo do ministro de Estado e da Administração Interna- António Costa- que solicitou terça-feira ao Tribunal Constitucional que indicasse quem são os representantes legais de cada uma das forças políticas para, em seguida, designar a comissão administrativa. Diz-se que até ao fim de semana poderá haver novidades... a ver!
Helena Roseta é candidata e, assim sendo demitiu-se da militancia no PS para preparar a candidatura como independente à Câmara Municipal de Lisboa. A ex-dirigente socialista apresentou na sede do partido uma carta em que solicita ao secretário-geral, José Sócrates, a “imediata desvinculação de todos os direitos e deveres inerentes”. A decisão prende-se com o facto de Roseta querer “contribuir para uma solução política” para a autarquia da capital. “Irei constituir um movimento aberto a múltiplas causas e vamos começar a preparar-nos para eleições”, declarou. Muitas foram as figuras que manifestaram pesar por esta posição, o deputado socialista Manuel Alegre, por exemplo afirmou-se "muito preocupado e profundamente triste” pela desfiliação de Helena Roseta do PS, considerando que este é um sinal de que o partido está “doente e arrogante”. Vale a pena não esquecer que, nas últimas presidenciais, Helena Roseta foi uma das apoiantes da candidatura independente de Manuel Alegre, em oposição com a direcção do partido que apoiou o jurássico Mário Soares.
Fontão de Carvalho admite candidatar-se às intercalares da Câmara de Lisboa igualmente como independente, chegando a declarar que“Estando eu liberto do PSD nada me impede”. Sobre a hipótese de vir a integrar uma lista com Carmona Rodrigues, o vereador das listas do PSD afirmou não poder falar por Carmona, mas frisou que está a “avaliar o curso dos acontecimentos” e que a sua candidatura “é sempre uma possibilidade”. Relativamente à sua actual suspensão, Fontão de Carvalho ironizou e mandou a tacada: “Há um princípio desta direcção do PSD de que os autarcas arguidos devem suspender funções, mas não tem nada a ver com a realidade porque existem autarcas arguidos a quem o líder do PSD não pediu para suspensão. É estranho”.Fontão de Carvalho foi acusado pelo Ministério Público de co-autoria num crime de peculato, acusação que levou a uma suspenção imediata do mandato por três meses.
E é assim que "navega" a nossa Câmara Municipal, em águas turvas e fundas, sem um projecto coeso, sem uma politica estrutural e sem nada que nos faça crer na tal luz ao fundo do túnel, mesmo que seja o irónico e malfadado túnel do Marquês.
 
6 Comments:


At maio 10, 2007, Blogger M5Sol

O túnel do Marquês é uma belíssima e estruturada obra comparando-o com a gestão da Câmara Municipal de Lisboa, que gestão não tem existido.
Nem o PS nem a oposição está e exercer as suas funções condignamente. Não têm, actualmente, valores políticos à altura das exigências.
Vamos ver os candidatos à Câmara que vão ser propostos.

 

At maio 10, 2007, Anonymous Anónimo

Só estou preocupada porque tenho uma tia que trabalha por lá ...
Politica ja dei para esse filme ... eu é mais Maritnis ao sol !

 

At maio 10, 2007, Blogger Mar da Lua

m5sol: Esperemos para ver

 

At maio 10, 2007, Blogger Mar da Lua

pinguim: Temos uma tia, não é tens é temos. Aliás, se pensarmos bem nós devemos ser primas mesmo. Não só sou namorada da tua prima como sou sobrinha da tua tia...cheira-me a familia.
Quanto à politica...concordo contigo, mas mudo o género alcoólico se me e permitido. Eu é mais caipirinhas e sol!

 

At maio 10, 2007, Anonymous Anónimo

Estas a ver ... devias escrever posts frescos como o do terraço , como o das férias ... politica é para esquecer , este país sÓ me faz lembrar aquela piada do inferno ... depois conto ... lol
Caipirinha tb ia ...

 

At maio 10, 2007, Blogger Mar da Lua

pinguim: Lol, e tu, que inferno escolhias? comias baldes ou pratos com colheres de café ou com conchas da sopa??? Um dia não há balde, no outro não há colher...eu cá escolho este!