segunda-feira, setembro 29, 2008
posted by Mar da Lua at segunda-feira, setembro 29, 2008

No próximo dia 10 estará em votação na Assembleia da República a questão dos casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo. Podemos fazer a diferença... e, para que todos possamos contribuir para a educação das mentalidades dos nossos deputados, aqui fica um dos e-mails que poderão enviar para os grupos parlamentares:

"Assunto: No dia 10 de Outubro, SIM à liberdade e à igualdade.
No próximo dia 10 de Outubro, a Assembleia da República será chamada a votar projectos que estabelecem finalmente a igualdade no acesso ao casamento. Esta é uma questão de direitos fundamentais, é uma questão de cidadania, é uma questão que determina a qualidade da nossa democracia. Trata-se de acabar com a humilhação de muitas mulheres e muitos homens que são ainda discriminadas/os na própria lei por causa da sua orientação sexual. Trata-se de afirmar finalmente que gays e lésbicas não são cidadãos e cidadãs de segunda. A Assembleia da República terá finalmente a oportunidade de afirmar o seu empenho nesta luta pela igualdade e pela liberdade – e a oportunidade de contribuir de forma particularmente simples para a felicidade de muitas pessoas. O fim da exclusão de gays e lésbicas no acesso ao casamento consegue-se com uma pequena alteração no texto de uma lei, que não implica custos nem afecta a liberdade de outras pessoas. Porém, será um enorme passo no sentido da igualdade e contra a discriminação. E como demonstraram as discussões sobre o voto para as mulheres ou sobre o fim do apartheid racista na África do Sul, o preconceito que existe na sociedade não pode nunca justificar a negação de direitos fundamentais. Pelo contrário, votar contra a igualdade é legitimar e encorajar a discriminação. Esta votação representa por isso uma enorme responsabilidade, pelas implicações que terá no reforço ou na recusa do preconceito. Porque recuso a discriminação na lei portuguesa e porque esta é a oportunidade de repor a justiça e cumprir o princípio constitucional da igualdade, seguirei com atenção esta votação - e apelo ao voto favorável . "

Endereços de email dos grupos parlamentares:
blocoar@ar.parlamento.pt,
gp_pcp@pcp.parlamento.pt,
gp_pev@ar.parlamento.pt,
gp_pp@pp.parlamento.pt,
gp_ps@ps.parlamento.pt,
http://us.mc621.mail.yahoo.com/mc/compose?to=gp_psd@psd.parlamento.pt "

Paulo Côrte-Real (ILGA)
 
2 Comments:


At setembro 30, 2008, Blogger Inha

Pois, parece que o básico não é mesmo um direito adquirido! Será que vai ser desta vez? Acho que não! Vou seguir a tua sugestão, talvez conte como mais uma a pedir o que não é prioridade para o país, o que é fracturante e incomodativo para a moral e bons costumes! Sinto-me a sofocar no meio de tantos hipócritas. Ah, já me ia esquecendo do terrível lobby gay que ameaça invadir o país de lantejoulas e de camiões, chamem o exército!!

 

At setembro 30, 2008, Blogger Mar da Lua

inha: Lol. parece que estou a ver; um exército de plumas a distribuir chibatadas de pétalas e estocadas de purpurina. UUUUuiiiiiiieeeee!
Quanto à parte séria da questão: Eu já enviei os meus mails e fi-lo por uma questão de coerência e princípios. Eu, que escolhi deslocar-me ao canadá para poder casar uma vez que no meu próprio país não mo permitem, não podia deixar passar em branco esta discussão. A verdade é que, tirando as "mariquices" do Sr.Primeiro Ministro que deveria ter a suficiente vergonha na cara para - mesmo não saindo do armário - abrir as portas do quarto e deixar correr o ar de novos ventos, não me parece que haja outro caminho que não o da escolha pela liberadade individual de voto. Veremos como andam as consciências empoeiradas dos politicos portugueses.