Em resposta ao desafio que me foi lançado pela Duca, cá vão - a custo - cinco escolhas incontornáveis sendo que a ordem dos factores é arbitrária e não influencia o resultado final. Óbvio que não vou ser eu a quebrar a corrente, logo...aqui vão 5 blogs a quem lanço o mesmo repto, o da eleição de inco livros especiais.
O Papalagui de Tuiavii: "Papalagui - assim os samoanos chamam aos brancos.Este livro encontrou os primeiros leitores num país ainda ávido de matar saudades do arquipélago de Samoa, cuja parte ocidental tinha sido uma colónia alemã antes de ficar sob a tutela da Nova Zelândia nesse mesmo ano de 1920, até adquirir a independência de 1962. O Papalagui não pode ser visto isoladamente. Insere-se numa tradição literária secular e numa mitologia de vigor excepcional : o sonho do paraíso terrestre. Este sonho fixa-se no século XVII nos mares do Sul que começam então a ser explorados sistematicamente. Tudo ali se procura, naquelas regiões longínquas do Pacífico: um clima feliz, uma natureza generosa onde sobrevive o 'bom selvagem' de Rousseau, inocente e nú, libertado das pressões do dia-a-dia e sem necessidade de trabalhar."
A Insensata Geometria do Amor de Susana Gruzner - "Romance revelação de Susana Gruzner, é uma magnífica história de paixão e desencontro, narrada com suprema inteligência, sensibilidade e vivacidade que prende pela enrolada novelagem provocadora de desencontros e quedas."
A Parabola do Cágado Velho de Pepetela - "A perfeita arte de dialogar com os velhos mitos angolanos. É novamente um trabalho muito ligado às tradições angolanas. Outra analogia que podemos encontrar é o facto de voltarmos a ter, nesta obra, uma estória de amor num cenário de luta, o cenário angolano depois das eleições de 1992 com o eclodir da guerra, é a marca que o autor transporta nesta obra embora o livro não se refira nunca a uma época específica e se encontre a guerra em Angola vista pelos olhos do camponês. Funciona como um microcosmo que representa o país.É uma história , como um grande rio, onde outras estórias se misturam e se resolvem."
A História do Gato que Ensinou a Gaivota a Voar de Sepúveda - "Este livro de Luís Sepúveda lê-se do princípio ao fim, com uma história emocionante sobre a amizade que atrai leitores de todas as idades, não o considerando portanto um livro infantil. É um livro bastante acessivel, muito bem escrito, com uma história, com uma leitura que muitos adultos se irão identificar... As personagens são caracterizações de adultos que bem conhecemos, de um amigo, de um vizinho ou de alguém que já ouvimos falar... que passam por peripécias, enfrentam medos, entendem a diferença e superam-na em nome de um rectidão de espirito inigualável, de uma verticalidade de caracter inquestionavel e de um amor incondicional."
O Principezinho de Saint-Exúperry - Sem mais palavras e só porque..."Ficas para sempre responsável por aqueles que cativas", nunca te esqueças que "o essencial é invisível para os olhos, só o coração pode ver"