segunda-feira, julho 09, 2007
posted by Mar da Lua at segunda-feira, julho 09, 2007

Correndo o risco de parecer puritana tenho mesmo que fazer algumas perguntas.
E o templo de Angkor-wat no Cambojda? ou Stonehenge no Reino Unido? e as estátuas ou Moais da Ilha da Páscoa no Chile? isto claro para não falar no mais chocante, as Pirâmides de Gizé no Egipto ou o a Acrópole de Atenas.

Quando falamos de maravilhas falamos de construções impares na história, talhadas pela mão do homem e de importância inquestionável como património da humanidade ora o Cristo Redentor - que eu por acaso adoro visitar e que proporciona uma das vistas mais bonitas sobre a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro - é tudo menos uma obra impar (muitos lhe comparam o Cristo Rei de Lisboa e a Estátua da Liberdade da baia de Manhatan), é uma escultura do século XX com recurso a maquinaria que não nos remete para qualquer vislumbre de história e que não é passível de ser comparada com, por exemplo Angkor ( este é o monumento mais importante do império Khmer do sudeste da Ásia e o maior templo sagrado do mundo. Construído durante o reinado do rei Suryavarman no início do século XII, Angkor é famoso pela complexidade de detalhes e pela sua extraordinária beleza. Com fossos de água, muralhas concêntricas e a magnífica montanha onde se situa o templo localizada no centro, Angkor simboliza o cosmos hindu, com os oceanos em volta e com o monte Meru como centro do universo) ou com o mitico e intrigante mistério de Stonehenge (monumento megalítico da Idade do Bronze, localizado no condado de Wiltshire, é o mais visitado e bem conhecido dos círculos de pedra britânicos, e parece ter sido projectado para permitir a observação de fenómenos astronómicos - solstícios do Verão e do Inverno, eclipses, e outros) para, mais uma vez, não falar da Acrópole - como sabemos é o berço da sociedade politica (de polis cidade) como actualmente a conhecemos - ou das Pirâmides de Gizé.
Apesar de adorar ver o Cristo receber-me de braços abertos em cada chegada ao Rio...esta foi mesmo a eleição mais cretina da votação das sete maravilhas.
 
7 Comments:


At julho 09, 2007, Blogger Manuel Damas

E EU???
Haveria mais justiça do que a minha nomeação, perfeitamente merecida e já por diversas vezes, mas injustamente, adiada, para maravilha do Mundo?És capaz de dizer que não????
Beijos pra ti e pra ti, de nós.

 

At julho 09, 2007, Blogger Mar da Lua

hum...errrr...arghhhh...hum...sim. seria. Lol.
Beijos de mim e de mim para vcs

 

At julho 09, 2007, Anonymous PINGUIM

As ditas Novas Sete Maravilhas do Mundo ... passo a enumerar o que achei de bom e de mau :

BOM

A Hillary Swank;

O Alcaide de Machu Picchu, uma nota de verdadeira Humanidade. Não falou como todos os outros, mas abriu os braços ao Céu e curvou-se perante a plateia;

A Eleição do Taj Mahal, Justíssima

As 7 Maravilhas são de países pobres, que podem agora beneficiar mais com o Turismo;

MAU

Joaquín Cortês que deixou toda a gente a seco, "Eu dançar ? Isso cansa, pá, vou mas é para ali dar uns batuques e deixar que as câmeras me filmem".
Vedetas...

A Chaka Khan, o pobre do Louis Armstrong deve ter feito um triplo mortal empranchado à rectaguarda dentro da tumba. Mas que raio ?

A eleição do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a Maravilha "falseada" da noite.

Concordo consigo minha amiga mar da lua , apesar de ser o "nosso" Brasil ...

 

At julho 09, 2007, Blogger Mar da Lua

Pinguim: E quem fala assim não é gago. Perfeito o teu comentário. Mai Nada.

 

At julho 19, 2007, Blogger DUCA

As Pirâmedes de Gizé não foram nomeadas porque fazem parte das antigas 7 maravilhas do mundo. Aliás, são as únicas que das 7 antigas maravilhas resistiram até aos nossos dias.

A eleição do Cristo Redentor foi a coisa mais idiota que imaginar se pode. Caramba! Com tantas maravilhas, algumas das quais indicaste, e foi aquele, peço desculpa aos brasileiros, mamarracho, que nem nomeado deveria ter sido, que se juntou às outras seis. É preciso ter mau gosto! Irra!

Beijo

 

At julho 31, 2007, Anonymous Anónimo

a palavra CRETINA, é de uma grosseria, rudeza, parece até que quem a escreveu está com despeito,,,,será?
fazer um comentário , seria mais do que normal, mas fazer uma crítica tão maliciosa e usar palavras tão chulas,,,,é imperdoável, fere os sentimentos de milhoes de votantes do Cristo Redentor, seria caso de um pedido de desculpas, não acha?
seu blog é frequentado por muitos brasileiros,e com este infeliz comentário, só fícou uma qrande decepção,,,,,
vcs deveriam ter feito uma campanha para eleger o monumento preferido de vcs,,,,não acha? agora não venham criticar,,,,
muito feio ,,,,,,,, pena!

 

At julho 31, 2007, Blogger Mar da Lua

Caro Anónimo: Despeito absolutamente algum, tanto mais que não considero existir em Portugal um monumento capaz de concorrer com nenhum dos que citei. Se aquilo que o(a) chocou foi a escolha da palavra "Cretina" saiba que foi usada no sentido de escolha sem lógica, pouco articulada e débil (significado atribuido pelo dicionário) e sem qualquer carga mais pejorativa. Quanto a este post ser uma desilusão para os "muits brasileiros" que diz frequentarem este blog, acredite que a minha única preocupação é manter-me fiel a mim mesma, às minhas opiniões e principios e - se possivel - ir aprendendo com quem me lê e comenta, mas não tenho por objectivo especifico agradar a ninguem em especial.